TRANSLATION

Pesquisar este blog

14 de junho de 2010


As planícies vermelho de Marte já foram cobertas por um vasto oceano ... e exuberantes do planeta poderia ter abrigado vida extra-terrestre


Um vasto oceano cobria um terço da superfície de Marte, os cientistas revelaram ontem à noite.
Longe de ser um deserto empoeirado vermelho, nosso planeta vizinho era uma vez molhado e chuvoso - levantando a possibilidade de que ele estava em casa para a vida extra-terrestre.
O oceano esticada em 36 por cento do planeta vermelho em torno de 3,5 bilhões de anos atrás e tem 30million quilômetros cúbicos de água.
Life-sustaining: The ocean and shoreline of Mars as it might have looked 3.5billion years ago
De suporte de vida: O oceano ea costa de Marte como poderia ter olhado 3,5 bilhões anos atrás
A descoberta é baseada em um estudo detalhado dos deltas de rios secos e até milhares de vales de rios que se espalham na superfície marciana.
Cientistas da Universidade do Colorado em Boulder está inseguro porque a água desapareceu, mas muitos rastros suspeitos do oceano continuam enterrados no gelo abaixo da superfície.
Dr. Brian Hynek, que participou no estudo publicado na revista Nature Geoscience, afirma Marte, provavelmente já teve um ciclo da água como a Terra - com a chuva caindo em rios e oceanos, a evaporação para a atmosfera e as nuvens se formando.
O mar de Marte - o que não foi nomeado - continha cerca de um décimo de toda a água encontrada nos oceanos da Terra, disse ele. Marte é um pouco mais de metade do tamanho da Terra.
Long viveu oceanos pode ter fervilhava com os micróbios num momento em que a vida é pensado para ter sido também a partir da Terra.
Vast: Mars's northern hemisphere ocean may have held 10 times more water than all the Earth's, research suggests
Vastas: oceano de Marte hemisfério norte realizado 10 vezes mais água do que todos os da Terra, a pesquisa sugere
Usando mapas detalhados de mapas criados por orbitando Nasa e Agência Espacial Europeia sonda, os investigadores olharam os restos mortais de 52 deltas de rios, cada um alimentado por numerosos vales fluviais.
Mais da metade estavam na mesma altitude e apareceu para marcar os limites de um enorme oceano. A quantidade de água no oceano teria se formado o equivalente a uma camada de 1.800 pés espalhados por todo o planeta.
Barren: Dry and dusty, how Mars looks today
Estéril: seco e empoeirado, como Marte parece hoje
Co-autor Dr. Gaetano Di Achille disse: "Na Terra, deltas e lagos são excelentes coletores e preservadores de sinais de vida passada. Se a vida alguma vez surgiram em Marte, os deltas podem ser a chave para desbloquear passado biológico de Marte ".
Um segundo estudo também detectou cerca de 40 mil vales do rio - quatro vezes mais do que tem sido manchado.
Os vales eram a fonte de sedimento que foi realizada a jusante e despejados no deltas.
Dr. Hynek disse: "A abundância desses vales necessária uma quantidade significativa de precipitação.
A idéia de um grande oceano em Marte antigos tem sido debatida por duas décadas. No entanto, o novo estudo fornece evidências de que o mar existia - e levanta questões sobre a história da tentadora do planeta.
"Uma das principais questões que gostaríamos de responder é onde toda a água em Marte foi," disse o Dr. Di Achille.
futuras missões a Marte - incluindo a NASA's Mars Atmosphere and Volatile Evolution projeto, deve decolar em 2013, deve lançar luz n o mistério.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário