TRANSLATION

Pesquisar este blog

13 de junho de 2010

CIRURGIA CORRETIVA DE VISÃO É CONTESTADA

O LASIK, cirurgia realizada em pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, tem sido alvo de contestações de algumas entidades e pacientes. Eles questionam as chances consideráveis de a cirurgia não produzir os efeitos desejados, além do risco de seqüelas. O Fool and Drug Administration (FDA), agência que regula o setor de saúde nos EUA, iniciou audiências públicas em abril deste ano para debater a técnica e pede que mais estudos sejam feitos para que a indicação de cirurgia não seja feita erroneamente.
olho_azul1.jpg
Um site conhecido como Lasik Disaster ficou famoso na rede por reunir dados contra a cirurgia e suas conseqüencias, que, segundo os criadores da página, podem ser desastrosas. As seqüelas mais comuns causadas pelo Lasik são olho seco e perda de visão. Um estudo afirma que até 60% dos pacientes podem ter olho seco após a operação, estatística nada desprezível, tendo em vista que mais de um milhão de pessoas no mundo realizam a cirurgia por ano.
A operação consiste no corte de uma fina camada da córnea, que permite a passagem do laser, que remodela a córnea de acordo com o que precisa ser alterado no olho do paciente. O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira, diz que a cirurgia tem resultados ótimos quando bem indicada.
lasik.jpg
Procedimento da operação (Lasik)
“É uma das operações mais feitas no mundo. Por isso, é claro que tem também um número maior de complicações, inerentes a qualquer cirurgia”, defende  Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário