TRANSLATION

Pesquisar este blog

11 de junho de 2010

Conheça a história de algumas pessoas que conseguiram transformar suas vidas ao criar blogs

Fernando Braga

Um espaço onde as pessoas pudessem usar como uma espécie de diário no mundo virtual. A concepção original e até mesmo romântica que acompanhou o surgimento dos primeiros blogs, no fim da década de 1990, vem mudando substancialmente nos últimos anos com o sucesso que alguns endereços conseguiram alcançar na rede. Tanto que para muita gente o que começou apenas como um projeto despretensioso acabou se tornando em algo de grande dimensão, a ponto de fazer com que muitos blogueiros largassem tudo o que faziam para cuidar integralmente da sua criação na web.

Rodrigo pediu demissão do emprego e resolveu investir no Jacaré Banguela, um dos blogs de humor mais acessados na internet brasileira - (Arquivo Pessoal)
Rodrigo pediu demissão do emprego e resolveu investir no Jacaré Banguela, um dos blogs de humor mais acessados na internet brasileira
É o caso do publicitário Rodrigo Fernandes, de 25 anos, criador do Jacaré Banguela (www.jacarebanguela.com.br), um dos blogs humorísticos de maior sucesso na internet brasileira. No ar desde 2004, a página traz, como o próprio autor gosta de dizer, uma pitada peculiar de “vadiagem malemolente” para que os internautas possam dar uma pausa no expediente de trabalho e aproveitar alguns minutos de bom humor que a rede pode oferecer.

Fernandes lembra que a ideia de construir o blog ocorreu ainda quando ele estava na faculdade. “No início era mais uma brincadeira para os colegas, um lugar para escrever minhas coisas de modo engraçado”, diz. Com a ajuda de um amigo designer que construiu a infraestrutura do site, o blogueiro viu o Jacaré Banguela crescer na internet e ganhar cada vez mais visitantes. “O blog alcançou um tamanho que eu não esperava e comecei a ganhar um pouco de dinheiro com ele. Então eu pensei: `será que eu consigo viver disso?`”, conta.

Em 2007 ele decidiu, então, pedir demissão do emprego de editor de vídeo da faculdade para se dedicar somente à criação. A escolha deu certo. “Hoje vivo totalmente do Jacaré Banguela”, comenta o blogueiro, que recebe anúncios de diversas empresas que desejam ter suas marcas divulgadas para o público do site. Público, aliás, que só cresce. “Temos uma média de 120 mil visitantes únicos no site por dia”, calcula Fernandes. Este número de leitores é superior, inclusive, ao de muitas outras mídias tradicionais.

Para manter a página atualizada, o publicitário passa 14 horas por dia navegando. “Teve uma vez que fiquei quatro dias direto sem dormir. Aí resolvi dividir um escritório com um amigo e sair dessa de home office. Em casa é muito difícil conseguir separar a parte profissional da pessoal”, aponta, lembrando que o blog também abriu algumas portas. “Recentemente, fui contratado por um canal de TV por assinatura para gerenciar um site humorístico da emissora”, diz. “Mas não há uma receita mágica para fazer sucesso na internet. É preciso ser original e ter um conteúdo autoral que se diferencie dos demais”, ensina.

A blogosfera brasileira

De acordo com uma pesquisa publicada pela agência McCann, o Brasil conta com o quinto maior grupo de leitores de blogs, com 10% mais do que a média mundial. Segundo o Ibope Net Ratings, 9,5 milhões de pessoas acessam blogs por mês no país – ou seja, quase metade das pessoas que navegam na internet. Vejam mais alguns dados da blogosfera tupiniquim.

  • 65,5% dos hard users de internet têm blogs
  • 40 horas é a quantidade média de horas que eles passam na rede
  • 34,1% possuem mais de um blog
  • 2 anos é a média de existência do blog
  • 66,1% dos blogueiros têm algum tipo de anúncio em seu blog
  • 20,7% possuem de 100 a 1 mil visitantes diários
  • 90% deixam comentários em outros blogs
  • 17,1% já foram procurados para divulgar conteúdos pagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário