TRANSLATION

Pesquisar este blog

25 de agosto de 2011

COMO GRAVAR SEU VÍDEO CORRETAMENTE
Share Compartilhe  |  José Dias - 14/12/2009

Se você está iniciando agora no mundo do vídeo, é importante que você esteja atento a alguns detalhes para que seu vídeo seja agradável de assistir.
Não interessa se você está em uma mega produção, gravando um casamento, uma formatura, gravando as suas férias ou o aniversário do seu filho. Alguns erros básicos podem tornar a sua produção um "fracasso de bilheteria".
Quanto melhor as cenas estiverem gravadas, mais fácil será a edição e melhor ficará o seu vídeo. Para ajudá-lo, fornecemos algumas dicas para a sua gravação de vídeo, seja para publicar em DVD ou na web. Um vídeo bem feito é sempre diversão garantida.
1 - O zoom foi criado para substituir o uso de várias lentes e não com a ideia de aproximar e afastar "loucamente" a imagem como alguns insistem em fazê-lo. Evite o uso excessivo do zoom. Se você precisa ou quer aproximar algo ou alguém através do zoom, pare de gravar, use o zoom e volte a gravar. Outra maneira seria usar o zoom suavemente. O uso indiscriminado do zoom é horrível, cansativo e pode causar tontura em algumas pessoas, e para piorar, junto ao vai e vem está a falta de estabilidade na imagem, que só poderá ser evitada usando um tripé ou apoiando a câmera em alguma base firme.
Se você vai publicar o seu vídeo na web, evitar o zoom é obrigatório! Quando se está usando o zoom, a imagem está sendo alterada gradativamente, isso obriga o programa de compressão a recalcular a posição dos pixels a cada frame, o que torna a compressão mais lenta e diminui a qualidade final.
2 - Use um tripé sempre que possível. Imagens balançando de um lado para o outro ou tremendo, não agradam a ninguém. Na falta de um tripé, apóie a câmera em alguma base firme ou segure firmemente a câmera.
Para segurar uma câmera de vídeo corretamente, segure a câmera com as duas mãos e com os cotovelos o mais próximo do tronco possível. Isso dará uma maior estabilidade e facilitará mexer no anel de foco.
3 - Um dos erros comuns em gravações amadoras é caminhar com a câmera ligada registrando as imagens. Profissionais treinados e com equipamentos corretos conseguem fazer isso, mas sem treino e técnica o movimento resulta em algo cansativo e muito ruim de ser visto na tela.
4 - Se você está gravando o seu vídeo com uma máquina fotográfica digital, jamais vire-a na vertical como se faz para tirar um retrato, se fizer isso seu vídeo ficará "de lado" e será necessário corrigi-lo na edição, o que causará o corte da imagem.
5 - Sempre comece a gravar um pouco antes e grave um pouco depois da cena que realmente quer, isso dará espaço para cortes no momento da edição.
6 - Lembre-se também de observar o fundo, o que está atrás de uma pessoa. Estamos falando aqui não só de erros clássicos, como o poste "saindo" da cabeça da pessoa, como de fundos que distraiam muito o expectador desviando sua atenção, fundos que não combinem
harmonicamente com o primeiro plano e fundos muito claros em relação ao rosto da pessoa. Se estiver gravando seu vídeo para web, redobre o cuidado com o fundo. Dê preferência para fundos estáticos e com somente uma cor. Com isso, você dará mais destaque ao assunto principal. Um fundo sem grandes variações ajuda a criar um arquivo menor e mais fácil para transmitir.
7 - Cenas longas são chatas, mostre o que é necessário e relevante.
8 - Falando em enquadramento, um erro comum entre amadores é posicionar o principal elemento da imagem sempre no centro da tela. Esse enquadramento pode ser útil em algumas cenas, mas não é o mais interessante.
Leve a questão da regra dos terços a sério. A imagem é dividida mentalmente em 9 pedaços iguais, com 2 linhas horizontais e 2 linhas verticais que lembram o jogo-da-velha. Em qualquer enquadramento que inclua o rosto de uma pessoa, a melhor posição para se colocar os olhos da mesma é sobre a linha horizontal superior, em uma das 2 intersecções com as linhas verticais. Isso garante espaço suficiente no enquadramento para a parte do rosto acima dos olhos, transmitindo mais harmonia na composição.
A regra dos terços deve sempre ser lembrada e utilizada. Usar os cruzamentos das linhas para posicionar os elementos de interesse sempre trará uma composição mais equilibrada ao seu vídeo.
 
9 - Lembre-se da mudança de ângulos no enquadramento, sempre que formos gravar o mesmo motivo, é interessante mudar o ângulo em que a imagem é vista. Este é um bom momento para parar a gravação, acionar o zoom e refazer o enquadramento. Procure usar sempre ângulos diferentes na gravação.
10 - Se alguém vai gravar algum depoimento ou entrevista, use um microfone externo, de mão ou de lapela, caso não possua e tenha que utilizar o da própria câmera, vá para um local mais silencioso e fique próximo ao personagem que está sendo gravado. Isso garantirá um som, no mínimo audível, procure locais com uma acústica boa, um quarto com tapete e quadros nas paredes ajuda muito. É importante acionar o botão REC e começar a gravar alguns segundos antes, depois sinalizar ao entrevistado para que comece o seu depoimento. É muito comum entre os amadores, não deixar espaço antes da fala, o que atrapalha a edição ou até mesmo, o corte do início do depoimento.
11 - Se vai fazer uma panorâmica, que é o movimento em que a câmera gira ao redor de um eixo imaginário qualquer, sem deslocar-se, mostrando, por exemplo, uma paisagem ou cenário, grave os primeiros cinco segundos com a câmera fixa e parada, em seguida, sem interromper a gravação, gire a câmera lentamente e com velocidade constante até o enquadramento onde a PAN deve terminar. Nesta posição grave mais cinco segundos de quadro parado antes de desligar. Cuidado, pois este é outro erro frequente dos amadores - o desejo de mostrar tudo. Essas pessoas movem a câmera ligada, de um lado para outro, como se estivessem olhando ao redor, isso na tela é impossível de assistir. Outro erro comum quando se faz uma panorâmica e ir inclinando a câmera, assim começa-se em uma altura e termina-se em outra. Antes de gravar, faça um ensaio.
A panorâmica na web tem o mesmo problema que o zoom. Evite-o.
12 - Prender a atenção de alguém vendo seus vídeos não é tarefa fácil. Faça vídeos pequenos, pense na história, mostre o que é necessário, caso contrário só sua mãe vai achá-los "bonitinhos", porque afinal, mãe é mãe. No início, faça vídeos de 5 minutos no máximo.
13 - Vídeo não é fotografia, ninguém precisa fazer pose. Mantenha a câmera parada e as coisas acontecendo na frente das lentes. Uma das piores coisas que pode acontecer é no momento da gravação as pessoas pararem o que estão fazendo e se prepararem para a "foto". A linguagem do vídeo é dinâmica, ligamos a câmera e deixamos as coisas acontecerem. Em contra partida, a linguagem da fotografia é estática, capta-se um momento, um instante. Evite gravar pessoas em situações que possam causar algum tipo de constrangimento, por exemplo: comendo. Ninguém fica bem na tela mastigando!
14 - A iluminação do ambiente é outro fator importante na hora de gravar o seu vídeo. É claro que você não precisa ter um kit de iluminação profissional, mas o ideal é gravar o vídeo com uma iluminação adequada. Algumas coisas devem ser evitadas.
Os maiores inimigos do vídeo são os contrastes, como muita luz junto com pouca luz na mesma imagem. O controle automático de exposição pode fazer neste caso com que acabemos gravando silhuetas de pessoas na frente de uma janela com muita claridade por trás.
O conhecido "sol na cara" é outra situação, tornando o rosto da pessoa sofrido, tenso. E o "sol a pino" do meio dia, causando sombras excessivamente pronunciadas.
Todas essas situações podem ser resolvidas mudando-se a pessoa de lugar ou o ângulo / posicionamento da câmera. Às vezes isso no entanto não é possível, exigindo recursos adicionais, como rebatedores, telas difusoras e outros.
15 - Observe a imagem das bicicletas abaixo, reconhece o problema? Pois é, esse é um erro muito comum, o uso inadequado ou total desconhecimento do balanço do branco (White Balance), isso deixa as imagens azuladas e com as cores erradas.
O olho humano adapta-se muito facilmente às diferentes fontes luminosas, sem perceber a variação nos tons verde, vermelho ou azul. Por exemplo: ao sair de um interior (totalmente iluminado por luzes fluorescentes) para a rua (iluminada pela luz do sol), é difícil perceber as diferenças no colorido dos objetos. Por outro lado, no cinema, na fotografia e no vídeo, é visível a diferença na tonalidade das cores. Para avaliar corretamente a quantidade de verde, de vermelho ou de azul das fontes luminosas utiliza-se a temperatura da cor - medida que indica a predominância de preto (ausência de cor) até a cor branca absoluta.
Com os equipamentos de vídeo, o ajuste para a temperatura da cor é realizado eletronicamente através de um mecanismo conhecido como WHITE BALANCE ADJUSTMENT ou, simplesmente WHITE BALANCE (balanço do branco).
Uma superfície branca reflete, sem distorções, a luz proveniente de uma fonte luminosa qualquer. Desta forma, quando a cor branca está sendo reproduzida com fidelidade, as outras cores também serão reproduzidas sem tons dominantes de azul, verde ou vermelho. Partindo deste princípio, o mecanismo de white bal proporciona o ajuste eletrônico da cor branca para a temperatura da cor de qualquer fonte luminosa.
É bom lembrar que o white balance deve ser realizado sempre que houver alterações na iluminação da cena. Por exemplo: quando se sai de um ambiente iluminado exclusivamente com luzes fluorescentes para outro iluminado com luz natural, é preciso ajustar o white balance novamente. Portanto, lembre-se disso quando estiver gravando, pois normalmente quando mudamos de local a condição de luz é alterada.
Na maioria das câmeras o ajuste do white balance é um dispositivo bem simples, que se aciona através de uma chave seletora com temperaturas da cor previamente fixadas para as situações mais comuns: luz natural (5.500 K), luz fluorescente (4.200 K) e luz halogênia (3.200 K). No seletor de WB (white balance) encontram-se indicados os seguintes símbolos:
Em algumas câmeras de vídeo, o ajuste white balance pode ser realizado manualmente apontando a câmera para uma superfície branca (uma folha branca, por exemplo), que reflete a luz proveniente da fonte luminosa. É preciso que a íris esteja na posição AUTO e exista luz suficiente para a gravação. Além disso, a superfície branca deve ocupar pelo menos 80% da área do enquadramento. Se não forem observadas estas três condições o white balance ficará ajustado incorretamente. Não é necessário colocar em foco a superfície branca, pois, durante o ajuste do white balance, o que importa é a luz refletida e não a nitidez. Em seguida, pressiona-se o botão WHITE BAL ADJ durante alguns segundos até aparecer alguma informação no visor do tipo WHITE BALANCE 0K, indicando que o ajuste está correto.
16 - Talvez o maior erro básico, seja o acionamento do botão REC, o botão de gravar. Causado pela tensão no momento da captura das cenas, a ansiedade e a pressa podem fazer com que se esqueça de pressionar o botão REC para desligar a câmera. Pronto, a confusão está feita. Enquanto a câmera continua gravando - o chão, a parede, os pés, o interior da bolsa - o camera man pensa que a mesma está desligada.
17 - Vários cuidados precisam ser tomados, a começar pela observação constante e atenta das informações normalmente exibidas junto com a imagem. Indicações importantes, como o tempo restante de gravação e o tempo restante em minutos de carga da bateria, que podem fazer com que percamos oportunidades preciosas. No caso de carga baixa da bateria por exemplo, é possível tomar providências a tempo que, se não resolvem, pelo menos amenizam a situação diminuindo o consumo de energia, como desligar o foco automático, fechar o LCD e trabalhar com o viewfinder e evitar realizar muitos movimentos de zoom. Essas ações podem fazer sua bateria durar minutos preciosos.
18 - Se for gravar o aniversário do seu filho, grave algumas cenas antes dos convidados chegarem, registre o bolo, os doces, a decoração, grave a entrada dos convidados e mais importante, grave as crianças no mundo delas, ou seja, coloque-se na altura delas, isso dará um angulo interessante e dará dignidade a criança. Cenas gravadas do alto, apontando para os baixinhos, os tornam menores, inferiores.
19 - Pensar o que vai ser gravado e se preparar mentalmente é importante. Se possível anote em uma folha a seguencia que irá gravar, isso economizará tempo e lhe dará todas as cenas que precisa para criar o seu vídeo.
Embora essas dicas sejam para melhorar o seu vídeo, ou pelo menos evitar alguns erros básicos, muitas delas podem ser usadas em fotografia.
Seja criativo, boa gravação e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário